Colonização do Brasil - resumo, história e características
Os portugueses começaram a colonizar o Brasil a partir de 1530.
Introdução: o período pré-colonial
Embora os portugueses tenham chegado ao Brasil em 1500, o processo de colonização do nosso país teve início somente em 1530. Nestes trinta primeiros anos, os portugueses enviaram para as terras brasileiras algumas expedições com objetivos de reconhecimento territorial e construção de feitorais para a exploração do pau-brasil. Estes primeiros portugueses que vieram para cá circularam apenas em territórios litorâneos. Ficavam alguns dias ou meses e logo retornavam para Portugal. Como não construíram residências, ou seja, não se fixaram no território, não houve colonização nesta época.
Neste período também ocorreram os primeiros contatos com os indígenas que habitavam o território brasileiro. Os portugueses começaram a usar a mão de obra indígena na exploração do pau-brasil. Em troca, ofereciam objetos de pequeno valor que fascinavam os nativos como, por exemplo, espelhos, apitos, chocalhos, etc.
Causas da colonização
Preocupado com a possibilidade real de invasão do Brasil por outras nações (holandeses, ingleses e franceses), o rei de Portugal Dom João III, que ficou conhecido como “o Colonizador”, resolveu enviar ao Brasil, em 1530, a primeira expedição com o objetivo de colonizar o litoral brasileiro. Povoando, protegendo e desenvolvendo a colônia, seria mais difícil de perdê-la para outros países. Assim, chegou ao Brasil a expedição chefiada por Martim Afonso de Sousa com as funções de estabelecer núcleos de povoamento no litoral, explorar metais preciosos e proteger o território de invasores. Teve início assim a efetiva colonização do Brasil.
Nomeado capitão-mor pelo rei, cabia também a Martim Afonso de Sousa nomear funcionários e distribuir sesmarias (lotes de terras) aos portugueses, que quisessem participar deste novo empreendimento português.
O começo da colonização
A colonização do Brasil teve início em 1530 e passou por fases (ciclos) relacionadas à exploração, produção e comercialização de um determinado produto.
Vale ressaltar que a colonização do Brasil não foi pacífica, pois teve como características principais a exploração territorial, uso de mão de obra escrava (indígena e africana), utilização de violência para conter movimentos sociais e apropriação de terras indígenas.
A primeira fase econômica da colonização: o ciclo do açúcar (séculos XVI e XVII)
Grandes quantidades de açúcar eram produzidas nos engenhos estabelecidos na região Nordeste. O produto era exportado, principalmente para o mercado europeu, enriquecendo os senhores de engenho e engordando os cofres da corte portuguesa. A mão de obra escrava africana foi usada em larga escala.
Nesta época, muitos portugueses com recursos econômicos vieram para o Brasil para administrar engenhos de açúcar ou ocupar cargos públicos.
Segunda fase: Ciclo do Ouro (século XVIII)
Embora o processo de colonização tenha sido praticamente todo efetivado nos séculos XVI e XVII, podemos considerar que ele foi finalizado no século XVIII com a descoberta de minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A “corrida do ouro” trouxe ao Brasil milhares de portugueses em busca de um enriquecimento rápido. Nesta época muitas cidades foram fundadas e a região central do Brasil começou a ser povoada.
___________________________
Artigo publicado em: 01/10/06- Última revisão: 12/08/2019.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Veja Também
- História do BRASIL COLONIAL
- Descobrimento do Brasil - história resumida
- Brasil Colônia: ciclos econômicos, sociedade e administração
- Expansão Territorial do Brasil - resumo
- Engenho Colonial no Brasil - como era
- Missões Religiosas no Brasil Colonial
- História da ocupação do interior do Nordeste do Brasil
- Martim Afonso de Sousa - biografia resumida, quem foi
Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
- BUENO, Eduardo. Capitães do Brasil: a saga dos primeiros colonizadores. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
- SILVA, Francisco de Assis. História do Brasil – Colônia, Império e República. São Paulo: Moderna, 2000.
Bibliografia indicada sobre o tema:
Descobrimento e colonização portuguesa no Brasil
Autor: Fafe, José Fernande
Editora: Temas e Debates