França Equinocial: o que foi, contexto histórico e consequências

A França Equinocial foi uma tentativa de colonização francesa no norte do Brasil, entre 1612 e 1615, na região do Maranhão.

Franceses levantando uma cruz na colônia francesa no Brasil
Franceses levantando uma cruz na colônia francesa no Brasil

 

O que foi

 

Nome dado aos esforços de colonização da França no século XVII na América do Sul, em torno da linha do Equador. O assentamento foi feito no que hoje é a Baía de São Luís.


O império colonial francês no Novo Mundo também incluiu a Nova França, na América do Norte, e, por um período de doze anos, também a França Antártica, no atual Rio de Janeiro. Todos esses assentamentos violavam a bula papal de 1493, que dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal.

 

Contexto histórico

A tentativa de colonização francesa no Brasil ocorreu em um período de intensas disputas territoriais entre as potências europeias, como Portugal e Espanha, que buscavam consolidar seu domínio na América. A França, interessada em expandir suas colônias e explorar as riquezas naturais da região, via na costa norte brasileira uma oportunidade estratégica para estabelecer uma base comercial e militar. Esse interesse se intensificou diante da fragilidade da ocupação portuguesa na área, o que incentivou os franceses a planejarem a expedição à região do Maranhão.

 

Como foi


A França equinocial começou em 1612, quando uma expedição francesa partiu de Cancale, na Bretanha, sob o comando de Daniel de la Touche. Carregando quinhentos colonos, chegou na costa norte do que hoje é o estado brasileiro do Maranhão.


Os colonos logo fundaram uma aldeia que recebeu o nome de “Saint-Louis”, em homenagem ao rei francês Luís IX, mas ela não durou muito tempo. Um exército português reunido na Capitania de Pernambuco montou uma expedição militar que derrotou e expulsou os franceses em 1615. Alguns anos depois, em 1620, colonizadores portugueses e brasileiros chegaram a São Luís e ela começou a se desenvolver, com uma economia baseada na cana-de-açúcar e na escravidão.

 

Busto de Daniel de La Touche
Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, foi o líder da expedição francesa que tentou colonizar a região do Maranhão durante a França Equinocial, entre 1612 e 1615. Ele era um navegador e militar experiente, responsável pela fundação da cidade de São Luís, que serviu como base da colônia francesa.



Consequências da colonização fracassada:


- Reafirmação do domínio português na região norte do Brasil.

- Fortalecimento da defesa lusa contra novas tentativas estrangeiras.

- Fundação definitiva da capitania do Maranhão sob controle português.




___________________________________

Artigo publicado em 25/10/2018. Atualizado em 26/01/2025

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).