Entradas e Bandeiras: o que foram, diferenças, objetivos e exemplos
As entradas e bandeiras foram expedições realizadas no interior do Brasil durante os séculos XVI e XVII, com objetivos como a busca por metais preciosos, a captura de indígenas para escravização e a expansão territorial.

Definição
As entradas e bandeiras foram expedições de desbravamento territorial, que ocorreram no Brasil Colônia entre os séculos XVII e XVIII.
Diferenças entre entradas e bandeiras
1.
- As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil.
- As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.
2.
- As entradas tinham como objetivo principal fazer o mapeamento do território brasileiro, principalmente da região interior. Estas informações eram enviadas a Portugal, com objetivo de aumentar o conhecimento e viabilizar a colonização do interior do Brasil.
- As bandeiras tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas.
3.
- As entradas também atuavam no combate aos grupos indígenas que ofereciam resistência aos colonizadores.
- As bandeiras atacavam missões jesuíticas, capturando índios, que seriam comercializados como escravos.
4.
- As entradas eram compostas, em sua maioria, por soldados portugueses e brasileiros (a serviços das províncias).
- Já as bandeiras eram lideradas por paulistas chamados de bandeirantes e tinham em sua composição familiares, agregados, brancos pobres e mamelucos.
Principais bandeiras na História do Brasil
- Bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva – ocorrida entre 1672 e 1740, partiu da região norte do atual estado de São Paulo em direção a região centro-oeste do Brasil. Tinha como principal objetivo o descobrimento de jazidas de ouro e pedras preciosas.
- Bandeira de Domingos Jorge Velho – ocorrida entre 1615 e 1703, partiu da região litorânea do Nordeste em direção ao sertão e litoral paulista. Tinha como principal o sertanismo de contrato, onde os bandeirantes eram contratados por fazendeiros para combater quilombos e tribos indígenas que atacavam cidades e engenhos.
- Bandeira de Raposo Tavares – ocorrida entre 1598 e 1658, partiu da cidade de São Paulo em direção às regiões sul e centro-oeste do Brasil. Tinha como principal objetivo a captura de indígenas.
|
Pintura mostrando bandeirantes integrantes de uma bandeira do século XVIII. |
Exemplos de entradas:
- Expedição de Nicolau Barreto (1602-1604): organizada por bandeirantes paulistas, essa entrada percorreu a região do atual estado do Paraná em busca de ouro e indígenas para escravização. Durante a expedição, houve a exploração do território sulista e enfrentamentos com populações indígenas.
Expedição de Raposo Tavares (1628-1633): Raposo Tavares comandou uma grande entrada que percorreu o interior do atual estado de São Paulo e regiões da Bacia do Paraná, atacando reduções jesuíticas e escravizando milhares de indígenas. Sua incursão contribuiu para o avanço da colonização portuguesa no interior do Brasil.
___________________________________
Atualizado em 03/02/2025
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Veja Também
- História do BRASIL COLONIAL
- Bandeirantes: quem eram, objetivos, exemplos e resumo
- Sertanismo de Contrato: o que foi, objetivos, exemplo e consequências
- Anhanguera: quem foi este bandeirante e sua biografia resumida
- Bandeiras de caça aos indígenas: o que foram e exemplos
- Fernão Dias: quem foi e biografia resumida
Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: Uma Interpretação. São Paulo: SENAC, 2008.
SKIDMORE, Thomas. Uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
Bibliografia indicada sobre o tema:
VOLPATO, Luiza Rios Ricco. Entradas e Bandeiras. São Paulo: Global, 2001.