Inglaterra contra a escravidão no Brasil: motivos e como atuou

Os motivos da Inglaterra ser contra a escravidão no Brasil Imperial.

Pergunta e resposta sobre a posição da Inglaterra contra a escravidão
Pergunta e resposta sobre a posição da Inglaterra contra a escravidão

 

Por que a Inglaterra era contra a escravidão no Brasil do século XIX?

 

 

Na segunda metade do século XIX, o papel da Inglaterra no fim do tráfico negreiro foi de extrema importância. Os ingleses também tinham como objetivo acabar com a escravidão no Brasil pelos seguintes motivos:

 

- Após a Revolução Industrial, a Inglaterra passou a buscar novos mercados consumidores para os seus produtos industrializados. Logo, o rico país europeu passou a combater a escravidão, pois como sabemos os escravizados não tem renda e, portanto, não podem consumir. Na cabeça dos ingleses, era de fundamental importância libertar os escravizados para que estes se transformassem em trabalhadores livres e pudessem, com seus salários, comprar produtos ingleses.

 

- Havia também o interesse dos ingleses em afastar traficantes de escravizados portugueses da costa ocidental da África, pois estes prejudicavam o comércio britânico na região.

 

- Havia também pressões de grupos humanitários, que pressionavam o Parlamento Inglês para que este decretasse o fim do comércio de escravizados.

 

 

Como a inglaterra atuou para combater a escravidão no Brasil na segunda metade do século XIX?

 

A Inglaterra atuou para combater a escravidão no Brasil na segunda metade do século XIX por meio de pressões diplomáticas, sanções econômicas e ações militares. O país, que já havia abolido o tráfico negreiro em suas colônias, utilizou sua influência para exigir o fim do comércio transatlântico de africanos escravizados, resultando na imposição da Lei Eusébio de Queirós em 1850, que proibiu definitivamente o tráfico para o Brasil. Além disso, a Marinha britânica patrulhava o Atlântico, apreendendo navios negreiros e dificultando o transporte de cativos. A pressão inglesa também contribuiu para a promulgação de leis gradativas que levaram à abolição da escravidão, como a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885), culminando na Lei Áurea em 1888.

 

_________________________________

Pergunta respondida por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).