Exploração do Pau-Brasil: como foi, objetivos

Saiba como foi a exploração de pau-brasil feita pelos portugueses nas primeiras décadas após o descobrimento

Pergunta e resposta sobre a exploração do Pau-brasil
Pergunta e resposta sobre a exploração do Pau-brasil

 

Pergunta:

 

Como foi a exploração de pau-brasil feita pelos portugueses nas primeiras décadas após o descobrimento?

 

Resposta:

 

O pau-brasil foi o primeiro recurso natural explorado pelos portugueses em terras brasileiras. Essa madeira tinha um significativo valor econômico, pois possuía uma tinta natural vermelha, usada para tingir tecidos. Portugal retirou grandes quantidades dessa madeira da Mata Atlântica e vendeu na Europa.

 

Os portugueses praticaram o escambo nesse processo. Ou seja, ofereceram objetos de pequeno valor (espelhos, pentes, chocalhos, apitos, etc.) aos índios em troca do trabalho (corte e transporte dos troncos para as caravelas).

 

O que os portugueses fizeram com a madeira?

 

No início do século XVI, os portugueses extraíam grandes quantidades de pau-brasil do litoral brasileiro para exportação à Europa, onde a madeira era utilizada principalmente na produção de tintura vermelha para tecidos, muito valorizada na indústria têxtil. Além disso, a madeira, conhecida por sua resistência e durabilidade, também era empregada na fabricação de móveis e instrumentos musicais. Para viabilizar essa exploração, os portugueses estabeleceram um sistema de escambo com os indígenas, trocando objetos de pouco valor, como espelhos e facas, pelo trabalho de corte e transporte das toras até os navios. A atividade, que durou várias décadas, resultou no intenso desmatamento da Mata Atlântica e na crescente presença portuguesa no território, preparando o caminho para a colonização efetiva do Brasil.

 

Indígenas brasileiros trabalhando no corte e transporte do pau-brasil

Terra Brasilis (detalhe): mapa ilustrado do Brasil, elaborado em 1519.

 

__________________________

 

Pergunta respondida por:

Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).