Primeira Missa no Brasil: como foi, data, objetivo e simbolismo

A primeira missa no Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500, na atual cidade de Porto Seguro.

A primeira missa no Brasil (obra de Victor Meirelles)
A primeira missa no Brasil (obra de Victor Meirelles)

 

História da Primeira missa no Brasil

 

A primeira missa realizada no Brasil foi um marco histórico, pois simbolizou o início da entrada do cristianismo numa terra habitada por milhões de indígenas. Ela ocorreu no dia 26 de abril de 1500 (um domingo de Páscoa), quatro dias após a chegada dos portugueses ao Brasil, no litoral sul do atual estado da Bahia (região de Porto Seguro). Podemos saber alguns detalhes desse importante evento histórico religioso, graças aos relatos do escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha. 

 

Essa missa inaugural foi realizada pelo frei franciscano Henrique de Coimbra, que chegou ao Brasil na esquadra de Cabral. Segundo Caminha, a missa se realizou próxima a uma cruz de madeira que foi fincada na areia. A pregação do frei foi sobre o Evangelho do dia. 

 

Participaram da missa os portugueses que faziam parte da expedição, cuja maioria era composta por marinheiros, além de Cabral e Caminha. Esse último fez um relato interessante, mostrando que muitos indígenas acompanharam pacificamente a missa católica, copiando muitos dos gestos e movimentos feitos pelos portugueses. Esse fato levou Caminha à conclusão de que a futura conversão dos nativos ao catolicismo seria uma missão fácil e tranquila. 

 

Objetivo e simbolismo da Primeira Missa no Brasil

 

A Primeira Missa no Brasil teve como principal objetivo marcar simbolicamente a posse da nova terra em nome da Coroa Portuguesa, reforçando a presença cristã no território recém-descoberto. O ritual religioso demonstrava a intenção de evangelizar os povos indígenas e consolidar a fé católica como parte da colonização. Além disso, a cerimônia representava a aliança entre a Igreja e a monarquia portuguesa, elementos fundamentais na expansão ultramarina, legitimando o domínio europeu sob uma perspectiva tanto espiritual quanto política.

 

 

A Segunda Missa no Brasil

 

A segunda missa católica realizada no Brasil ocorreu na região da foz do rio Mutari (Porto Seguro, Bahia), no primeiro dia de maio de 1500. Nessa ocasião, Cabral batizou a terra “descoberta” com o nome de Ilha da Vera Cruz, além de tomar posse dela em nome do rei português.

 

 

___________________________________

Artigo publicado em 29/03/2015. Atualizado em 03/02/2025

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).