Revolta de Juazeiro: o que foi, causas, contexto histórico e consequências
A Revolta de Juazeiro foi um movimento popular ocorrido em 1914 no interior do Ceará.

Contexto histórico
Também conhecida como Sedição de Juazeiro, foi uma revolta de caráter popular, embora liderada pelos coronéis da região, que ocorreu no sertão do Nordeste em 1914. A revolta foi liderada pelo padre Cícero Romão Batista e pelo médico e político Floro Bartolomeu da Costa. Teve como epicentro a cidade de Juazeiro do Norte, localizada no sertão do Cariri (interior do estado do Ceará).
Causas principais da Revolta de Juazeiro:
Os coronéis do sertão do Ceará estavam descontentes com a interferência do governo federal na política do estado. Através da política salvacionista, o presidente Hermes da Fonseca interveio no governo cearense para diminuir o poder das oligarquias locais (coronéis). A intervenção tirou do poder a família Acyoli (tradicional e poderosa família da época).
O fanatismo religioso, o descontentamento e a situação de miséria da população pobre favoreceram a participação dos sertanejos no conflito. Sob a orientação e liderança do padre Cícero, acreditavam estar participando de uma espécie de "guerra santa" contra as forças do mal, representadas pelo governo federal.
Objetivo da revolta
Os coronéis pretendiam derrubar o governador do estado do Ceará e assumir o controle do governo estadual, livrando-o do poder de interferência do governo central.
Principais acontecimentos
Os coronéis aliados da família Acyoli foram buscar o apoio do padre Cícero que era muito querido e venerado entre as camadas populares. Logo, o padre foi convencido a incentivar as pessoas a darem apoio e participarem da revolta. Liderados pelo padre Cícero, os sertanejos lutaram contra as forças do governo central.
A reação do governo:
A revolta foi violenta, resultando em muitas mortes. O governo federal resolveu ceder, anulou a intervenção no governo cearense e devolveu o poder à família Acyoli.
Consequências:
- Fortalecimento do poder político dos coronéis no Nordeste.
- Enfraquecimento do governo do presidente Hermes da Fonseca.
- Consolidação da liderança de Padre Cícero na região do Cariri.
- Reafirmação da influência da Igreja Católica na política local.
- Fragilização da política das salvações, que buscava reduzir o poder das oligarquias estaduais.
____________________________
Atualizado em 30/01/2025
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Veja Também
Fontes de Pesquisa e Bibliografia Indicada
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do artigo:
CAMPOS, Raimundo. História do Brasil. São Paulo: Editora Atual, 1991.
NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República – da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016.
CAMURÇA, Marcelo. Marretas, Molambos e Rebelistas: a Revolta de 1914 no Juazeiro. São Paulo: Maltese, 2001.